"... tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações! "

Eça de Queiroz - O primo Basílio

sábado, 18 de setembro de 2010

Mudanças e recomeços...


"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa


Todo mês, isso é sagrado, fazemos uma reunião, eu e minhas primas. Primas, irmãs, confidentes... enfim, falamos sobre mudanças no nosso ultimo encontro... mudanças, recomeços... mudar para recomeçar ou recomeçar uma mudança que um dia existiu repleta de coragem mas se arrefeceu com as decepções e tudo voltou a ser como antes...ou seja, também aí houve um recomeço.
Estou imaginando minha prima Helena lendo isso e dizendo: "Que texto é esse? Que viajem de Tatinha..."
Serei mais explícita então: Falo de uma mudança simples, não exige necessáriamente sérias reflexões e introspecções, mas é uma mudança!
Nossa, quanto suspense!
Eu vou mudar de casa!!!! É isso! Um recomeço para mim, de algo que um dia havia esboçado um sorriso. Um dia, quando me casei e construi o meu castelo, certa de que estava sendo salva de um dragão. Doce ilusão! Não fui salva. Foi um dragão que me sequestrou!!!!kkk
Mas agora é diferente. Deixo aqui o meu antiquario de alegrias e tristezas compartilhadas por um cantinho que cheira a novidade, com a minha cara desenhada em cada metro quadrado e só meu. Terei crise de abstinência meu Deus? Eu e as minhas paredes cheirando a tinta? Não. Duvido muito. E sabe por que não sentirei saudades da minha casa cheia? Porque ela continuará cheia, repleta de esperanças de dias melhores, cercada pela energia boa dos que me amam e me querem feliz. Um sonho que quero continuar compartilhando não só com as minhas paredes, mas com os de sempre... pai, mãe, irmão, sobrinhos, primas lindas e amigos... Testemunhas de uma mudança, uma mudança não definitiva, mas flexível, aberta para muitas outras. Uma mudança que transforma semblantes. Pelo menos o meu que agora, é pleno de alegria, e que espero, perdure.
Um recomeço como tantos outros que já ousei... mas diferente, com sabor de festa!!!!!!
E que Deus me abençõe, como o pai que abençõa a filha ao sair de casa todos os dias, porque está certo de que ela tem seu cantinho, sempre intocável se resolver voltar. O meu está no coração dos que amo! Minha residência fixa. Minha verdadeira morada!Bença Pai!!!!! Bença mãe!!!!


Renata Phaelante

2 comentários:

  1. Renata, mudar de ares às vezes é uma experiência interessante. Mudar de casa sem mudar a si mesma é o que importa. Desejo muita felicidade em seu novo lar. Lamento apenas você deixar de ser minha vizinha. Beijo, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luiz! estarei sempre por aqui... Afinal, essa sempre será o meu verdadeiro lar.
    Um beijo

    ResponderExcluir